Mercado Brasileiro, Cash App e Peter Schiff

The Kraft: edição #36 - 27 de fevereiro de 2020.

Top histórias

Todo carnaval tem seu fim. Chegamos ao fim de mais um e com ele a ressaca do mercado financeiro global bateu à nossa porta. Após a (1)B3 ter reaberto na tarde ontem, foram 7% de que do mercado brasileiro. Mas como falamos muito sobre o coronavírus ontem, hoje trouxe outros tópicos como o anúncio do (2)Cash App de que metade de sua receita no último quarter de 2019 veio através do Bitcoin e mais uma vez o bearish rei (3)Peter Schiff atacou o Bitcoin dizendo que o desempenho do mesmo sobre o ouro não significa nada.


Citação do dia:

"Se pudermos evitar que o governo desperdice o trabalho das pessoas sob a pretensão de ajudá-las, o povo será feliz." 

- Thomas Jefferson


Todo carnaval tem seu fim e a ressaca chegou

Sim, o óbvio aconteceu, depois dos mercados financeiros internacionais caírem após o surto de coronavírus ter se espalhado para fora da China, chego a Itália,  Irã e Coréia do Sul ter aumentado o número de infectados, por aqui também fomos afetados. Esse surto afetou bastante os mercado internacional na segunda-feira e na terça-feira. porém na quarta já havia uma recuperação. 

Como estávamos nos deliciando no carnaval até quarta-feira de cinzas quando reabriu a bolsa por aqui, no turno da tarde, a queda veio, chegando a impactar negativamente em 7% às ações brasileiras.

Não tem muito o que trazer de novidade, o coronavírus foi o responsável pela queda internacional e por aqui não foi diferente. Também é chover no molhado dizer que o primeiro quarter de 2020 está comprometido com tudo o que vem ocorrendo, menos consumos na China, menos exportamos nossas commodities e como a China é o grande consumidor delas, somos diretamente afetados.


Bitcoin é responsável pela metade da receita do Cash App

Para quem não conhece, o Cash App é um aplicativo desenvolvido pela Square, no Brasil, ele seria algo como PicPay, onde vocẽ pode pagar conta e transferir dinheiro para seus amigos de forma fácil por QR code e instantaneamente, alguém aí se lembrou da novidade do Bacen?

Enfim, a questão é que o Cash App aceita não só dinheiro Fiat, ele oferece transações com criptomoedas e para a surpresa da empresa, que anunciou os resultados do último quarter de 2019, metade de seu faturamento veio com as transferências de Bitcoin.

Vale lembrar que a Square está fazendo um trabalho pesado entre os jovens com ações de marketing via o aplicativo hype do momento entre essa faixa etária, o TikTok, isso acabou impulsionando não só o uso da plataforma de transferências de dinheiro, mas também ajudou a popularizar o bitcoin.


Peter Schiff ataca novamente

Algumas figuras do mercado financeiro adoram bater no Bitcoin e nas criptomoedas, além de Warren Buffett, nossa lista pode ser completada por Peter Schiff. Esse famoso economista ficou conhecido por antecipar a crise de 2008, porém, quando o assunto é BTC ele volta e meia declara algo contra.

Quem aí não se lembra do fiasco recente que ele passou, onde confundiu a senha do app na qual acessava a carteira onchain com a secret key (sic!). A comunidade cripto não perdoou e caiu em cima fazendo vários memes, mostrando que além de um grande bearish, ele não possui conhecimento sobre o ativo para emitir qualquer opinião. Nesse quesito, Warren é mais inteligente, se diz ignorante no assunto e não quer se envolver, vide o caso no qual doou o BTC e o e as Trons entregues por Justin Sun a ele.

Enfim, Peter retornou com mais uma de suas declarações contra Bitcoin após Anthony Pompliano, CEO da Morgan Creek Digital e host do importante podcast Off-Chain declarar em entrevista à CNN que o Bitcoin é um ativo não correlacionado, com desempenho independente, sem ser afetado por outros ativos. Além disso, ele disse que muitas pessoas confundem ativos de hedge com ativos não correlacionados. Óbvio que Schiff atacou e declarou em seu twitter que desempenho do Bitcoin em 2020 sobre ouro 'não significa nada'.


Outras histórias:

Sem ETF: SEC rejeita a proposta de ETF Wilshire Phoenix Bitcoin [EN]

ENS chega na carteira Coinbase [EN]

Não correlacionado não está correlacionado: os dados continuam sugerindo que o bitcoin claramente não é um ativo refúgio [Paywall - EN]


Share The Kraft