Banho de sangue, BTC em queda e Buffett FUD

The Kraft: edição #35 - 26 de Fevereiro 2020.

Top histórias

Voltar a escrever pós feriado sempre é uma tarefa árdua, e acompanhar o que aconteceu nesses dias no mercado financeiro é doloroso. Enquanto pulávamos carnaval em terra brasilis, o (1)mercado financeiro internacional começava o seu banho de sangue. Mas, não foram só as bolsas que caíram devido ao coronavírus, nosso querido (2)Bitcoin e as outras criptos por consequência tiveram uma forte queda na segunda (24), caindo cerca de 9%(BTC) em uma semana. Para fechar a carta eletrônica de hoje, um assunto que frente aos acontecimentos do surto do vírus e problemas financeiros decorrentes deste, poderia ser um grande FUD em épocas de calmaria, mas no momento atual passa despercebido, sim, mais uma vez o maior investidor de todos os tempos, (3)Warren Buffett mostrou que realmente não vê valor em cripto e declarou não ser hold de nada.


Citação do dia:

"Todo indivíduo tem o direito de tomar suas próprias decisões, mas ninguém tem o direito de forçar a sua decisão sobre outros indivíduos." 

- Ayn Rand


Banho de sangue nas bolsas mundo afora

Na segunda de carnaval enquanto o brasileiro se deleitava nos bloquinhos de rua que tomou conta do país, as bolsas mundo afora não estavam em clima de festividades, muito pelo contrário, com o avanço do coronavírus fora da China, os papéis da S&P500 chegaram a cair 3,35%.

A Itália foi o país mais afetado pelo coronavírus, as autoridades italianas afirmar na segunda (24) que chegam a 220 os casos de infectados e sete mortes, ou seja, refletiu na bolsa diretamente, o índice de Milão teve uma queda de 5,43%.

Porém, o avanço do surto não ficou apenas na Itália, a Coréia do Sul também divulgou no mesmo dias sete mortes.

Não é preciso ser um grande especialista em economia para entender que o primeiro quarter global já está afetada pelo vírus que vem da China. Primeiro porque os chineses confinados e sem produzir, impactam o mundo por ser um dos players atuais de maior relevância financeira global. Ao contrário do que aconteceu em 2003 com o Sars, onde a China, apesar de grande ainda não tinha essa importância como hoje. Para se ter uma ideia da grandiosidade do país asiático, atualmente ela é responsável por 17% do mercado global, as províncias mais afetados por lá, representa 89% das exportações e permanecem confinadas.

Além disso, outros país serão impactados diretamente, a China é o indústria do mundo!


BTC e outras criptos também são afetadas

E engana-se que as criptos não serão afetadas, em momentos de crise, não há ativo super seguros, todos ativos financeiros de uma certa forma são afetados negativamente.

Abaixo a imagem do momento onde o Bitcoin caiu 5%, vale lembrar que o mesmo é super volátil, então, até a hora de você ler essa newsletter, as coisas podem mudar.

Em apenas uma semana, o BTC derreteu 9%, porém, se olharmos o universo cripto, ele ganhou em termos de dominância de mercado, chegando a 64,3%, um aumento de 2% em apenas uma semana.

Ah, para não cometer nenhuma injustiça ou engano, o ouro sim, é um ativo que cresceu e normalmente tem seu preço aumentado na crise, normalmente, não quer dizer que sempre. No caso da última semana, cresceu 3%, chegando a US $1.650,00 a onça.


Buffett doou o BTC e Tron recebido de Sun

Impressionante, quando a pessoa pega implicância ou mesmo não acredita em algo, ela realmente não quer se envolver com o que não lhe agrada.

Essa é mais um história de Warren Buffett que desta vez, recebeu recentemente de Justin Sun um smartphone com duas carteiras uma constava um BTC e outra carteira com alguns milhares de Trons. O presente foi entregue em uma janta na qual o CEO da Tron teria ganho o direito de almoçar com o investidor devido uma grande doação a causa que Warren apoia.

Pois bem, qual não foi a surpresa de Sun, quando Warren declarou não possuir essa quantia entregue por ele, deixando o chinês em maus lençóis. Justin, foi ao twitter imediatamente para esclarecer que era fácil provar a carteira do investidor através do Blockchain.

Mas a história ficou clara, Warren apenas não é mais proprietário da carteira pois doou a importância em BTC e TRX a mesma instituição que apoia. A declaração foi feita na CNBC, como mostra tweet abaixo do programa Squawk Box da emissora.

Após o mau entendido ser desfeito, Justin Sun brincou dizendo que o blockchain da Tron iria rodar a Warrencoin.


Outras histórias:

  1. Coinbase divulga seu plano para a disseminação de coronavírus [EN]

  2. Depois de quebrar o mercado de recompra, o JPMorgan quer começar a usar a janela de desconto do Fed novamente [EN]

  3. Wikileaks reúne US $ 37 milhões no BTC desde 2010 - mais de US $ 400 mil enviados após a prisão de Julian Assange [EN]


Share The Kraft