BootlePay fecha, 2020 Stablecoins, Suíça
Top histórias do dia
Startup britânica fecha suas atividade por Diretiva contra lavagem de dinheiro de UE.
2020 o ano das digitais stablecoins estatais?
Governo suíço diz não a moeda estatal digitalizada, por enquanto
Citação do dia
“Não desejo, no que diz respeito a moeda, proibir o governo de fazer qualquer coisa que seja. Só me oponho é que ele impeça que outros façam o que sabem fazer melhor que ele.”
- Friedrich August von Hayek
BottlePay fecha suas atividades por Diretiva da União Europeia
Uma das queridinhas DeFi Startups do momento, a BottlePay, terá que fechar sua portas até o final do ano. Isso porque, a 5ª Diretiva Contra Lavagem de Dinheiro (5AMLD) da União Europeia entrará em vigor agora em janeiro próximo.
A nova diretiva que substituirá a 4AMLD, será muito mais rigorosa e obriga que Exchanges e Wallets registrem a identidade e endereço de seus clientes.
Segundo a empresa declarou em seu site, “a quantidade e o tipo de informações pessoais extras que precisaríamos coletar de nossos usuários alterariam a experiência atual de maneira tão radical e negativa que não estamos dispostos a forçar isso para a nossa comunidade”.


E assim, 3 meses após levantarem uma rodada Seed de investimentos de US $2mi, a Startup fechará suas portas.
Para quem ainda não conhecia, a BottlePay disponibilizava uma extensão no navegador no qual permitia que os usuários enviassem pequenos pagamentos de bitcoin em redes sociais e aplicativos de mensagem, algo parecido com o Tipp.me.
Não é necessário dizer que mais uma vez a mão pesada do “Estado” estraga a vida de empreendedores pelo mundo.
2020 será o ano das moedas digitais dos Estados
Sem sombra de dúvidas, se há uma aposta na qual podemos colocar grana e ganhar será que o ano de 2020 promete ser o ano moedas digitais estatais. O movimento que teve seu início impulsionado pela criação da Libra do Facebook acabou sendo a fagulha no palheiro pela “corrida ao ouro” das stablecoins estatais.
A China saiu na frente, colocando em teste sua moeda digital estatizada já agora no final de 2019. Outros países como EUA, França já declararam que cogitam colocar suas criptos moedas no próximo ano.
Desta vez, quem afirmou que quer estar a frente nessas questões foi a Presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, porém não declarou um lançamento oficial, ou algo do genêro.

Governo suíço diz não a moeda estatal digitalizada, por enquanto
Por outro lado, indo na contramão, o governo suíço se declarou contrário a criação de um Banco Central de Moeda Digital.
Segundo eles, um Franco Suíço digital poderia fazer mais mal do que bem e desestabilizar o sistema financeiro. Mas não descartou o uso da moeda digital do país ser usada entre instituições financeiras.
“Um franco digital atacadista do banco central "poderia ajudar a aumentar a eficiência na negociação, liquidação e gerenciamento de valores mobiliários".
Vale ressaltar que apesar de institucionalmente o ambiente não ser favorável, o governo suíço vem adotando uma postura favorável as criptomoedas e blockchain dando incentivo às empresas e startups em seu país. O exemplo mais claro disso, é que a moeda do Facebook inaugurou sua segunda unidade no país.